Escolha uma Página

Transformação

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Apreciamos conhecer quem nos lê e também contribuir para a geração de novos leitores. Queremos apoiar projetos e trabalhos que nascem a partir de nossos livros.

#1 – Adote nossos livros

A Muqueca Editorial entende que a literatura é um instrumento de cultura e que na escola tem o papel de propiciar o aprimoramento dos usos da linguagem e a dialogia, além de suscitar a interpretação do mundo.

Um professor mediador de leitura ensina a criança a usar as estratégias de compreensão leitora, para oportunizar fruição e autonomia do leitor. Nossos títulos tem uma diversidade temática e podem ser de grande ajuda na realização de projetos em sala de aula.   

#2- DESENHANDO COM O AUTOR- ILUSTRADOR

O mundo é recheado de imagens, signos, símbolos, sinais e índices de toda ordem e intenção. Um livro ilustrado contém esse código e dá ao jovem leitor uma oportunidade de jogar o jogo, tão importante quanto brincar.

O ilustrador Ilvan Filho ensina a desenhar os personagens dos seus livros. Em tempos de pandemia ele está ensinando a desenhar em vídeo. As atividades com desenho estão agora sendo realizadas de forma remota.

#3 – CONTANDO HISTÓRIA

Contando Historia2
Contando Historia3
Contando Historia1

Por conta do ensino à distância decorrente da Covid 19 a equipe da Muqueca Editorial está inventando moda para participar das aulas virtuais. Uma das ações é a contação de história.

#4 – VÍDEO AULA DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LITERATURA 

Entrevista agostp

O instrumento principal e o ponto de partida é o compartilhamento do texto da história de literatura infantil. A partir desse momento, as crianças são convocadas a um diálogo com o mediador da leitura/oficineiro. São trabalhadas estratégias de leitura com livro infantil – conexões, inferências, conhecimentos prévios, visualização, síntese e sinopse.

Também são abertas oportunidades de participação das crianças, em diálogos de compartilhamento, expressão de releitura em desenhos, e reescritas. Nas oficinas de leitura, as crianças aprendem a fazer conexões entre o livro, o seu cotidiano e o contexto. Essa é uma conquista crucial, pois ao aprenderem a fazer as conexões, elas não param mais e é quando a leitura possibilita ao indivíduo a constituir-se pela prática literária – ocorre a constituição do sujeito pela literatura.

É natural, espontâneo e tem uma durabilidade infinitamente maior do que o uso utilitário e mecânico das obras de literatura infantil na escola.

#5 – O AUTOR VAI À ESCOLA 

Nas visitas, o autor conversa com as crianças, lê histórias, fala dos personagens e explica como se faz um livro. Esse contato tem várias propostas. Além da importância para o escritor de estar próximo de seu público, para os pequenos leitores, resulta em um importante estímulo, aproximando-as ainda mais da literatura.

Essa proximidade é crucial para gerar envolvimento do leitor com a obra literária.

Foto visita escolas

#6- LANÇAMENTO E AUTÓGRAFOS 

LANÇAMENTO E AUTOGRÁFOS

A Muqueca Editorial aprecia compartilhar suas criações, primeiramente, com as escolas. Cada livro novo tem pré-lançamento nas escolas, com momentos de autógrafo, com desenvolvimento de atividades. Em que o autor tira fotos e autografa seus livros para os pequenos leitores.

#7- FORMAÇÃO DOCENTE EM ESTRATÉGIAS DE LEITURA 

A literatura infantil fornece elementos para a criança aprender sobre sua própria herança cultural e as culturas de outras pessoas.

A oficina de estratégias de leitura para formação docente tem o intuito de colaborar no delineamento de um professor/mediador de leitura literária. Ao se tornar mediador de leitura, o professor toma para si a incumbência de despertar a si e à criança em leitor.

FORMAÇÃO DOCENTE EM ESTRATÉGIAS DE LEITURA

#8- OFICINA DE DESENHO PARA MEDIADORES

Oficina

A ilustração em livros infantis é muito importante para dar à criança a dimensão da cena, daquilo que foi imaginado pelo autor. Há quem diga, também, que por haver ilustração, o imaginário da criança pode ser frustrado – o que é evidenciado pela frase: não foi bem assim que eu imaginei…

Para evitar essa frustração o mediador de leitura deve apresentar o livro às crianças somente após compartilhar o texto verbal e trabalhá-lo, por meio de conhecimentos prévios, conexões e inferências, ou seja, até que a criança faça um percurso exploratório do texto escrito.

Por meio da estratégia de leitura da visualização, é possível se explorar o texto não-verbal, ou seja, a ilustração, que deve acrescentar detalhes ao texto, continuando-o, dando outro ângulo à cena que foi descrita e, até mesmo, mostrando aspectos importantes que o próprio texto não diz, explica Ilvan Filho.

ENTRE EM CONTATO

Utilize esse formulário para solicitar informações sobre nossos serviços. Especifique a sua necessidade ou dúvida, entraremos em contato em breve.

ENDEREÇO

Jardim da Penha – Vitória – ES

TELEFONE

(27) 3325-6813

Contate-nos

2 + 13 =